Você está aqui: Início » Comportamento » 6 sites e aplicativos que ajudam a fiscalizar o governo
Comportamento Tecnologia

6 sites e aplicativos que ajudam a fiscalizar o governo

Compartilhe com seus amigos!
  • 17
  •  
  •  
  •  
    17
    Shares

Quem faz questão de fiscalizar as ações dos políticos e cobrar suas benditas promessas depois de eleitos, pode contar com sites e aplicativos que mostram os dados abertos do governo de forma simples e fácil. É possível identificar quem são os políticos fichas sujas, quais foram os votos de cada partido nos projetos de lei, quais são as propostas dos parlamentares e até qual foi o valor que o governo investiu em cada setor, como saúde, educação e infraestrutura.

As informações governamentais ficaram mais acessíveis desde 2011, quando a Lei de Acesso à Informação entrou em vigor. As instituições públicas foram obrigadas a se antecipar aos possíveis pedidos de informações da população, que passou a ter o direito de acesso garantido. Além disso, em 2013 o Congresso Nacional aprovou o fim do voto secreto para veto presidencial e cassação, ampliando ainda mais a transparência.

Entre tantas opções desenvolvidas , o Aperte F5 selecionou os aplicativos e sites mais bem recomendados. De olho neles:

Aplicativos e sites para fiscalizar o governo

1 – Veja quem são os parlamentares que mais aprovam projetos

O site Vote na Web faz com que os usuários possam literalmente votar nos projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional através da internet. Formado por um grupo de colaboradores de diversas áreas como Jornalismo, Direito e Programação, o site tem como objetivo mostrar às autoridades a opinião da sociedade sobre os projetos mais polêmicos, fortalecendo a participação social.

Quem acessa a plataforma pode observar o resultado das votações, que também incluem comentários e debates. Além disso, é possível verificar quais são os políticos que mais enviam projetos, e do que se trata cada um deles. Quanto aos projetos já aprovados, o usuário pode ver qual partido votou contra ou à favor.

2 – Acompanhe o andamento dos projetos no Congresso Nacional

O aplicativo SigaLei, disponível para Android, possibilita que o eleitor acompanhe os projetos de lei na medida que são protocolados no Senado ou na Câmara. As propostas favoritas podem ainda ser melhor acompanhadas através da função de “seguir”, que seleciona alguns projetos específicos entre os gerais. Cada proposta possui o nome do autor, e a situação da tramitação.

Se já estiver aprovado, é possível ver como ficou o “placar” de votação. Além disso, o usuário pode observar quantos projetos foram aprovados, rejeitados, vetados, ou arquivados por ano. O aplicativo possui dados desde 2003, possibilitando uma análise histórica das atividades legislativas.

3 – Veja para qual setor e estado o governo enviou mais recursos

O Portal da Transparência do Governo Federal pode parecer complicado à primeira vista. Mas na verdade, algumas informações são fáceis de serem encontradas, e o melhor, direto da fonte, sem interpretações.  Na primeira página, já é possível encontrar o menu de gastos e transferências do governo. Basta selecionar o ano de interesse e como deseja visualizar os gastos, se organizados por estado, programa, ação ou favorecidos. Após experimentar algumas opções, o usuário se familiariza. O Portal concentra todos os dados abertos do Governo Federal.

4 – Saiba para onde vai os bilhões do PAC

O site da Associação Contas Abertas possui uma página que acompanha cotidianamente os dados de investimento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), um dos principais programas do governo, que envolve bilhões de reais por ano na execução de obras de infraestrutura.

Apesar de publicar alguns artigos opinativos, que mostram parcialidade, os especialistas também divulgam dados interessantes sobre a destinação dos recursos. Os levantamentos da Associação são frequentemente usados por jornalistas e causam debates entre políticos. A entidade é composta por especialistas, juristas, estudantes, lideranças sociais e empresas.

5 – Saiba se o governo do seu estado é transparente

O Índice de Transparência mede anualmente como todos os estados e municípios brasileiros se comprometeram com a divulgação de dados. O índice foi criado pelo Comitê de Transparência, uma iniciativa na Associação Contas Abertas, após a vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal. São analisados os portais de transparência do governo federal e estadual, sendo avaliados de 0 a 10. A metodologia leva em conta a qualidade do conteúdo, a usabilidade e a comparação entre os períodos históricos.

6 – Saiba quem tem a ficha suja

O aplicativo Ficha Suja, disponível para iPhone e iPad –  sistema IOS -,  mostra todos os políticos considerados ficha suja pela Lei da Ficha Limpa. O usuário pode visualizar as informações selecionando por estados de interesse. A plataforma também trás um gráfico com o mapa do Brasil, onde é possível observar a distribuição dos fichas sujas. Como ponto negativo, a plataforma possui algumas informações apenas em inglês. Entretanto, nada que atrapalhe o principal objetivo da navegação.


Compartilhe com seus amigos!
  • 17
  •  
  •  
  •  
    17
    Shares
/* ]]> */