Você está aqui: Início » Produtividade » Aprenda inglês com séries, músicas e chats
Produtividade

Aprenda inglês com séries, músicas e chats

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Assistir séries e vídeos online, ouvir músicas, bater um papo na internet e passar tempo com um “joguinho” no celular são atividades que foram transformadas em conhecimento em inglês por diversos sites e aplicativos de uso gratuito. Há opções tanto para quem quer aprender do zero quanto para quem já tem conhecimento e precisa aprimorar só a pronúncia ou a gramática, por exemplo. O Aperte F5 separou algumas dicas:

Inglês com séries

Como aprender inglês com séries

O canal do YouTube Inglês com Séries ensina detalhes como pronúncia, gramática e interpretação nas traduções a partir de trechos de seriados. É possível aprender assistindo House, Supernatural, Friends, The Big Bang Theory, Um maluco no pedaço e Todo Mundo Odeia o Chris, por exemplo. São usados trechos com diálogos com termos de uso frequente como “because” (por que) e “how many” (quanto). Uma dica boa é saber diferenciar os termos que são ditos em conversas informais ou formais, e também como a pronúncia pode variar. No inglês alguns sons podem ser cortados ou emendados entre uma palavra e outra. Os vídeos possuem em média 15 minutos. No final, é possível assistir o trecho sem legendas e entender tudo.

Aprenda inglês “jogando”

Duolingo para aprender inglês jogando

O Duolingo é semelhante a um jogo e pode ser acessado pelo computador ou celular. O usuário faz o cadastro gratuito, seleciona o idioma que deseja, o nível de conhecimento e começa a responder questionários dinâmicos para passar de nível. São cobrados conhecimentos em gramática e pronúncia, com uso de imagens e instruções em português. O aprendizado fica divertido e simples. O Duolingo está entre os aplicativos para aprender idiomas mais baixados e possui até uma extensão para certificar o nível de inglês no LinkedIn, rede para contatos profissionais. A plataforma possui ainda uma área de conversa, onde usuários tiram dúvidas e dão dicas. O aplicativo do Duolingo está disponível para Android e Iphone.

Cante em inglês

Aprenda inglês cantando

O Cantar Inglês é um site que ensina pronúncia através de músicas. Durante os vídeos cada frase é pronunciada separadamente, ao mesmo tempo em que uma legenda traduz a letra da canção. Aprenda cantando Adele, John Lennon, Amy Winehouse, Demi Lovato e Rihanna, por exemplo. A pronúncia é escrita de forma didática e literal, e os versos são cantados aos poucos. Além do site próprio, o Cantar Inglês também está no Youtube.

Converse com estudantes e professores nativos

Converse com quem só fala em inglês

O Italki é uma rede social que reúne pessoas que possuem o interesse de aprender o idioma ou de ensinar. A parte gratuita dá acesso a uma lista de perfis de diversos países. As pessoas podem trocar contatos e aprender batendo papo. A desvantagem é que, como todo site de bate papo, há pessoas com segundas intenções. Felizmente, não se trata de todos, sendo possível fazer bons contatos e conhecer gente com muita vontade de aprender. Já a parte paga, trata-se da lista de professores que vendem aulas. O preço varia de R$ 15 a R$60. A vantagem é maior para quem só precisa aprimorar alguns conhecimentos, e pode escolher o tema da aula a partir dos conhecimentos do professor. Outros sites possuem videoaulas gratuitas com professores nativos, continue lendo o post para conferir.

Entre em um grupo do WhatsApp para aprender inglês

Entre em grupos do Whatsapp para aprender inglês

É comum no Brasil a criação de grupos no Whatsapp de pessoas que querem conversar apenas em inglês, sendo elas nativas ou não. A vantagem dos grupos é que surgem dicas e compartilhamento de conhecimentos. É possível encontrar administradores de grupos assim em comunidades do Google+ e grupos no Facebook, eles possuem nomes bem categóricos como “grupo do whatsapp para inglês”, por exemplo.

Acesse gratuitamente videoaulas com professores nativos

Acesse gratuitamente video aulas com professores de inglês nativos

O engVid é um site que reúne vários professores nativos, de diversas línguas, que publicam videoaulas gratuitas. Cada vídeo possui um questionário para testar os conhecimentos. É mais indicado para quem tem ao menos nível intermediário, já que os professores não falam português. São mais de 900 vídeos que ensinam vocabulário, gramática, pronúncia, e ainda preparativos para IELTS e TOEFL. Os usuários podem ter acesso ainda a diversos materiais didáticos de download livre, que ficam em uma página do site. É interessante para quem precisa tirar dúvidas específicas.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Sobre o autor

Carolina Cruz

Jornalista nascida em Brasília. Já esteve na cobertura de diversos assuntos. Escreve movida pela curiosidade. Mantém o blog Entenda o Caso.

/* ]]> */