Você está aqui: Início » Web » Baixar vídeos do Youtube: Dicas para não ser bloqueado
Web

Baixar vídeos do Youtube: Dicas para não ser bloqueado

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Muitas pessoas perguntam-se como baixar vídeos do Youtube, em momentos de desespero. Existe uma infinidade de razões para isso: a necessidade de acesso a um vídeo em local de sinal ruim, internet muito lenta, ou simplesmente ter perdido o vídeo original, em caso de conteúdo próprio.

Baixar vídeos do Youtube

Baixar vídeos do Youtube é uma forma de garantir acesso offline ao conteúdo, mesmo em situações adversas. A boa notícia é que existem incontáveis ferramentas para isso, e que o procedimento tende a ser bastante simples.

A notícia ruim, por outro lado, é que os termos e serviços da plataforma não são exatamente permissivos com o download do conteúdo.

Saiba como baixar vídeos do Youtube, e entenda quais são as regras que a plataforma define para esta prática:

Baixar vídeos do Youtube é permitido?

Existem basicamente duas perspectivas a serem adotadas para compreender a possibilidade de baixar vídeos no Youtube ou não. Uma delas diz respeito aos termos de uso da plataforma, a outra diz respeito à legislação.

De acordo com os termos de uso do site, baixar vídeos do Youtube não é permitido. Está expressamente proibida nos termos e condições de uso, a atividade de download de vídeos para uso fora da plataforma. O motivo é bastante óbvio: tanto a plataforma quanto o desenvolvedor do conteúdo perdem a possibilidade de exibir propagandas, que geram remuneração, durante a exibição dos vídeos.

Legalmente, no entanto, pode-se entender que o que vale é o tipo de direito autoral sob o qual aquele vídeo está registrado. Isso é divulgado nas informações do vídeo, nas partes mais detalhadas de sua ficha técnica.

Em um vídeo em “creative commons”, por exemplo, seria permitido fazer o download e exibir, desde que não houvesse exploração comercial abusiva em relação ao conteúdo.

Em teoria, portanto, desde que os direitos daquele vídeo permitam, o download deste conteúdo só poderá acarretar em bloqueio da sua conta no Youtube. Não haverá, no entanto, consequências jurídicas.

Download de vídeos próprios

Existe um método de download de vídeos permitido pela plataforma. Trata-se do download dos vídeos produzidos por você mesmo. Para fazer este procedimento, basta fazer o login na plataforma, ir ao gerenciador do canal e selecionar o vídeo que você deseja.

Então, basta clicar em “Editar” e “Download MP4”. Atualmente, o limite de download neste método é de dois vídeos por hora.

Como baixar vídeos do Youtube?

Se o que você quer é, de fato, baixar vídeos do Youtube para tê-los disponíveis offline, há uma enorme variedade de softwares disponíveis. Eles vão desde complexos programas instalados no computador, até sites simples e funcionais.

Sugerimos que você utilize um serviço que seja online, diretamente pelo site. Isso evita que você precise instalar programas e correr o riscos com o seu sistema. O site recomendado é o ClipConverter.cc.

Trata-se de uma plataforma confiável, online, gratuita e limpa. O uso é simples: basta copiar a URL do vídeo desejado e colar na caixa que diz “Endereço do Vídeo”. Então, basta clicar em “Continue”.

Por padrão, a opção “Download” fica selecionada. Se você clicar em “Iniciar”, o download ocorrerá e você terá seu vídeo disponível. Se, no entanto, preferir converter o formato do vídeo antes de baixá-lo, basta selecionar uma das opções de áudio ou vídeo antes de clicar em iniciar. Simples assim!


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */