Você está aqui: Início » Produtividade » Como converter documentos para PDF?
Produtividade

Como converter documentos para PDF?

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Cedo ou tarde, converter documentos para PDF é uma tarefa que você precisará realizar: seja em trabalhos acadêmicos, para sua vida pessoal ou, até mesmo, para garantir que seu documento será impresso exatamente da forma como você espera.

Na prática, os documentos PDF (Portable Data File) são feitos para facilitar o compartilhamento de informação e garantir que ele mantenha seus aspectos visuais em qualquer que seja tipo de equipamento que está sendo aberto. A contrapartida é que não se pode editar os arquivos em PDF, o que exige que você tenha um editor de documentos apropriado antes de salvar neste formato.

Embora converter um documento para um arquivo PDF seja algo bastante simples, muitas pessoas não fazem ideia como fazê-lo. O procedimento pode ser realizado com o próprio editor de texto, ou com softwares especiais para isso – sem instalados em seu computador ou diretamente em sites que fazem o processo para você.

Saiba quais são essas ferramentas, e como utilizá-las corretamente para converter documentos para PDF:

Convertendo com o editor de texto

Se você tem o arquivo original em algum formato de texto editável – como, por exemplo, o .doc ou .docx – a boa notícia é que a conversão é simples, e pode ser feita com a ferramenta que você utiliza para abrir e editar o documento normalmente, como os programas do Microsoft Office, o LibreOffice, ou, até mesmo, ferramentas online como o Google Drive.

Os passos são muito simples: basta abrir o documento com o programa de sua escolha e procurar a opção “Salvar como”. Se o seu software estiver em inglês, a opção equivalente e a “Save as”.

Ao clicar em “Salvar como”, parte inferior da janela de configuração do arquivo normalmente é apresentada com dois campos principais: um deles é o campo de nomeação do arquivo, onde você configurar um nome novo ou manter o atual. Abaixo, há um campo com o formato do arquivo. Ao clicar sobre este segundo campo, uma série de opções serão abertas. Busque pela opção Portable Document File (PDF) e clique sobre ela. Em seguida, confirme o local onde o arquivo será salvado e pronto.

Essa é a maneira mais direta de converter documentos para PDF, e ela permite que você mantenha o arquivo original, pois a função “Salvar como” gera um documento adicional no novo formato, em vez de sobrescrever o arquivo anterior.

Convertendo os documentos com programas

Se você busca um software mais robusto para converter documentos para PDF, existem várias opções para serem escolhidas. Nestes casos, a vantagem está na possibilidade de, com um único programa, converter vários documentos de uma única vez para uma grande quantidade de formatos, bem como comprimir arquivos e dividir aqueles que já estão em PDF.

Normalmente, seu uso é bastante intuitivo, e existem opções gratuitas ou pagas. As opções mais populares são softwares como o WPS PDF to Word Converter, que faz parte do conjunto de utilitários gratuitos WPS, que é uma alternativa bastante popular à suíte Office. Para quem precisa de um grande volume de conversões de uma única vez, é possível adquirir a versão premium do software, que garante funcionalidades ilimitadas para o usuário.

Conversão de documentos online

Quem não quer baixar e instalar nenhum software para converter documentos para PDF, há a opção de utilizar sistemas online que fazem este serviço gratuitamente. Obviamente, estes serviços perdem um pouco da velocidade de execução, mas são bastante poderosos e versáteis.

Nossa escolha favorita para o serviço é o excelente Small PDF, que permite não apenas converter documentos para PDF, mas comprimir, dividir, unir e inserir documentos entre si. O uso é totalmente gratuito, e a inserção de propagandas pelo site pode tornar a experiência de uso um pouco confusa – mas certamente é algo leve frente à utilidade de um serviço de tamanha qualidade.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */