Você está aqui: Início » Comportamento » Como se comportar nas redes sociais: 5 dicas essenciais para não perder uma vaga de emprego
Comportamento

Como se comportar nas redes sociais: 5 dicas essenciais para não perder uma vaga de emprego

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

O que era de se esperar, aconteceu. Pesquisas realizadas por várias empresas de consultoria, como a Você S/A e a On Device Research, mostram que os recrutadores do mercado empresarial analisam o perfil dos candidatos às vagas de emprego nas redes sociais.

O resultado, no entanto, ainda não foi tão agradável. De acordo com o estudo, somente em 2013, pelo menos 1 em cada 10 candidatos, entre 16 e 34 anos, já perdeu oportunidades de emprego por conta do perfil na internet.

Os dados são preocupantes para aqueles que estão em busca de uma carreira, uma vez que 44% dos recrutadores brasileiros – como revelou outra pesquisa da Robert Half – consideram os aspectos negativos nas redes sociais dos candidatos um fator suficiente na desclassificação em um processo seletivo.

como-se-comportar-redes-sociais

Por esta razão, nós listamos abaixo algumas dicas para você se comportar de forma adequada nas redes sociais e não perder aquela vaga que tanto esperava:

1 – Não fale mal do ex-chefe ou da empresa em que trabalhou

Esse é um requisito primordial para quem acessa às redes sociais e está à procura de um emprego. Falar mal do ex-chefe, ex-colega de trabalho ou da empresa em que trabalhou pode ser um tiro no pé do candidato à vaga, já que se trata de uma atitude antiética e pode significar para o recrutador uma forma de ingratidão para com a empresa que um dia o contratou.

2. Cuidado com fotos comprometedoras

Na hora de postar fotos, é preciso pensar que imagens muito provocantes ou sensuais e até debochadas demais podem prejudicá-lo em um processo seletivo de emprego. Opte por postar fotos mais saudáveis, como da família e de viagens, para não assustar os recrutadores.

3 – Seja discreto

Ao fazer comentários em um post de um amigo/seguidor ou dar sua opinião sobre determinado assunto polêmico nas redes sociais, seja discreto e tente preservar a sua imagem. É interessante usar o bom senso e falar cordialmente, sem palavrões ou insultos àqueles com opiniões contrárias às suas.

4. Ninguém precisa saber tudo da sua vida

O mundo não gira em torno de si. Não fique postando tudo sobre o que acontece no seu dia a dia. Essa atitude pode ser considerada desinteressante tanto para o recrutador quanto para os seus amigos ou seguidores. Opte por posts criativos e que permitam interação social.

5. Saiba Diferenciar os tipos de redes sociais

Em cada rede social – Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, etc. – há uma maneira de se comportar. Portanto, na hora de interagir, saiba diferenciar se está em uma rede voltada a profissionais ou a amigos. Se você está no Linkedin, por exemplo, fale apenas de assuntos profissionais. Deixe os temas voltados à sua vida pessoal para as outras redes sociais.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */