Você está aqui: Início » Tecnologia » Diferença entre HDMI, Mini HDMI, VGA e DVI
Tecnologia

Diferença entre HDMI, Mini HDMI, VGA e DVI

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Entrada HDMI

Entre tantas formas distintas de utilizar cabos para conectar fontes de vídeos, entender a diferença entre HDMI, Mini HDMI, VGA e DVI pode parecer um trabalho exclusivo de técnicos de informática e especialistas em tecnologia. A verdade, no entanto, é que a tarefa não é tão complicada.

Mais do que isso, compreender a diferença entre HDMI, Mini HDMI, VGA e DVI pode ser essencial na hora de escolher equipamento. Não compreender essas funcionalidades pode fazer com que você adquira um equipamento a caminho de tornar-se obsoleto sem nem perceber.

Muitos dispositivos oferecem apenas um opção, o que diminui as chances de errar. Muitos outros, no entanto, oferecem praticamente todas as opções de conexão – o que é excelente, mas exige um conhecimento básico sobre a diferença entre HDMI, Mini HDMI, VGA e DVI.

Entenda o que significa cada um deles, quais são os cuidados necessários, e qual o momento correta de se utilizar cada tipo de cabo:

Cabo VGA

O cabo VGA é um dos padrões mais antigos de conexão visual de computadores, mas ainda pode ser encontrado em alguns equipamentos menos modernos. Ele foi inicialmente desenvolvido pela IBM, e lançado em 1987. Isso fez com que fosse muito utilizado em monitores, equipamentos para televisão e diversos tipos de conexão. Embora fosse excelente para época, é obsoleto para os padrões atuais.

Cabo VGA

O cabo VGA permitia resoluções de até 640×480 e 16 cores, ou de até 256 cores, se a resolução fosse reduzida para 320 x 200. Quem possui memórias de jogar no computador ao final dos ano 80 pode recordar-se da imagem menor na tela para poder aproveitar todas as cores desenvolvidas para o jogo (tempos difíceis, não?).

O cabo VGA possui um padrão chamado RGBHV, que é a combinação das cores vermelho, verde e azul e das sincronizações horizontal e vertical. Seus conectores possuem 15 pinos, distribuídos em três fileiras de cinco pinos. O cabo VGA também utilizava dois parafusos externos para acoplar-se com segurança às entradas, evitando que escapasse.

Atualmente, o VGA praticamente não é mais utilizado em função de suas limitações de resolução e cor. Ele foi amplamente substituído por dois modelos em especial: o DVI e o HDMI.

Cabo DVI

Mais de uma década após o lançamento do VGA, foi a vez do DVI chegar ao mercado, em 1999. O novo modelo poderia realizar transmissões sem compressão, através de métodos distintos.

Cabo DVI

O DVI pode realizar transmissões tanto em meios analógicos quanto digitais – inclusive convertendo um tipo de sinal para o outro, se necessário. Isso o torna bastante versátil, e representou uma grande melhoria na época.

As versões de suporte digital (mais utilizadas atualmente) possuem capacidade de transmissão em dois limites. Os modelos de link singular são capazes de transmitir até 1920×1200 pixels ( o equivalente ao que se chama de Ultra HD). Já os modelos de link duplo podem oferecer até 2560×1600 de transmissão, ambos a 60 quadros por segundo.

Outra vantagem dos cabos DVI, é que eles são retro-compatíveis com entradas VGA antigas, caso sejam do tipo analógico ou misto. Isso o torna o tipo mais versátil entre os transmissores visuais.

HDMI e Mini HDMI

Mini HDMI

O termo HDMI significa High Definition Media Input (ou entrada de mídia de alta definição). Trata-se, atualmente, de uma das soluções mais eficientes de transferência de áudio de vídeo digitais de maneira simultânea. O HDMI foi desenvolvido a partir de um grupo japonês de fabricantes, para que pudesse transmitir, através de um só equipamento, áudio e vídeo a partir de equipamentos digitais de alta resolução.

No atual estágio de desenvolvimento do HDMI, o cabo é capaz de transmitir áudio de alta definição e resoluções de vídeo de até 4096 x 2160 pixels (chamada de resolução 4k). Além disso, HDMI e DVI são compatíveis, podendo ser mesclados em um único cabo para a transmissão de vídeo, embora o áudio seja perdido, uma vez que não é suportado pelo DVI.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */