Você está aqui: Início » Tecnologia » Entenda o que é o DPI do mouse e para que serve
Jogos Tecnologia

Entenda o que é o DPI do mouse e para que serve

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Hoje, o assunto é o mouse da sua máquina. Talvez você não saiba, mas o DPI do mouse é muito importante para os mais diversos tipos de atividades no computador. Por isso, nesse artigo, você vai entender o que é essa sigla para escolher melhor o seu acessório.

A primeira coisa que você precisa saber é que o DPI é uma sigla que vem do inglês “Dots Per Inch”, que traduzindo para o português significa “pontos por polegadas”, ou seja, mais resolução.

Assim como uma câmera digital, o mouse também tem resolução, mas de uma forma diferente. A resolução de um mouse é medida pela sensibilidade: quanto mais DPI, mais precisão e sensibilidade de movimento ele tem.

Neste momento, você aí do outro lado da tela deve ter pensado: “Nossa! Vou trocar o meu mouse hoje mesmo por um de alta precisão e sensibilidade!”. Calma, que não é bem assim que funciona! Muita sensibilidade para simples tarefas pode atrapalhar mais do que ajudar. Portanto, veja quais são as sugestões dos profissionais de TI:

  • Uso comum: 800 a 3000 DPI – Você deverá usá-lo para tarefas como digitar textos, navegar na internet, trabalho, redes sociais e afins.
  • Profissional ou jogadores: 2000 a 4000 DPI – Como estes grupos de pessoas precisam de uma melhor precisão para tratar com a imagem, esse DPI garante o ponto certo.
  • Uso específico – mais que 8000 DPI – Como sabemos que há muita coisa no mercado tecnológico, existem trabalhos e jogos específicos que precisam de uma precisão singular desse DPI.

Precisão e sensibilidade do mouse

Antes de chegar nessa página, você deve ter passado o mouse pela tela algumas vezes. Imagine que, se a sensibilidade fosse aumentada, provavelmente você não conseguiria ver o ponteiro passando pela tela, o que resultaria em uma dificuldade de minimizar ou maximizar a tela.

Já que a sensibilidade é aumentada, o mínimo esforço faria com que o ponteiro passasse facilmente do seu alvo. Qualquer ação feita sobre o mouse, por mais leve que seja, poderá ser detectada pelos seus sensores. Quanto mais DPI, mais sensível é o leitor óptico para atender as configurações necessárias.

o-que-e-dpi-do-mouse

Porque muitos DPI podem atrapalhar?

Para quem joga ou usa o mouse profissionalmente, o DPI é uma importante ferramenta de trabalho ou entretenimento. Mas, por que pode atrapalhar? No dia a dia, principalmente as empresas e pessoas que fazem uso comum, não necessitam de precisam de resposta do mouse com maior sensibilidade.

Imagine um editor de vídeo que deve fazer uma edição em um pequeno milésimo de segundo. Dificilmente, ele faria com um mouse de 800 DPI.

Ao contrário dos jogadores, principalmente que jogam games de tiros, que precisam de um mouse com precisão e sensibilidade para acertarem o alvo com mais facilidade.

Usar muito DPI pode atrapalhar mais do que ajudar. Por isso, a não ser que seja para atividades muito específicas, opte pela configuração mais comum.

Mouse e superfície

Você pode não ter pensado nisso ou reparado no assunto, mas a superfície que o mouse está atualmente conta muito para a leitura dos sinais óticos de sensibilidade.

Há várias superfícies: umas podem facilitar e outras podem dificultar a leitura, dependendo da ação com o mouse, como por exemplo, passar em cima de folha de papel, plástico e tantos outros.

A melhor indicação de usar o mouse é com “mousepads” (traduzindo para o português significa “tapetes de rato”), que nada mais é que uma superfície produzida e pensada para facilitar os movimentos do mouse.

E, dentro desses tapetes, há modelos muito específicos para cada tipo de uso, seja profissional, jogador ou uso comum para, assim, pode favorecer a atividade desejada.

 DPI e software

É possível alterar a sensibilidade do mouse nas configurações do Windows, caso queira fazer um teste para verificar como ficariam os movimentos do ponteiro.

Em alguns ambientes digitais, como softwares e jogos, os aumentos de DPI podem ser exigidos, já que muitos deles contam com processamento de dados e precisam de rápidas respostas.

Imagine uma polegada (2,4 cm) e divida por 800 pontos. São esses os movimentos que o mouse faz. Quanto mais resolução, mais rápidos serão os movimentos.

Sensibilidade e jogos

dpi-do-mouse-para-jogadores

Se você é jogador, o mouse com alta sensibilidade faz a diferença, já que o fato de usar um mouse comum faria com que os movimentos do ponteiro fossem mais lentos, o que poderia pular algumas partes do jogo ou fazê-lo “bugar”.

Pelo fato de o DPI ser baixo, não acompanharia o movimento do jogo. Quanto mais DPI nos jogos, melhor, pois travaria menos durante a interação no ambiente virtual.

Além disso, os mouses destinados a jogadores e profissionais têm uma variedade anatômica. Isso também pode influenciar os movimentos, com também o peso.

Muitos modelos destinados a gamers e profissionais possuem uma aparência diferenciada, com foto estético, com especificações para destros, canhotos e até ambidestros, facilitando o uso para qualquer um.

Um fato curioso na anatomia do mouse é o tamanho. Há vários tamanhos e estruturas. Então, quando for comprar o seu, veja bem o tamanho e modelo e se o manuseio é confortável e o encaixe na mão é cômodo. Alguns podem cansar a mão rapidamente.

Se possível, faça um teste antes para evitar uma compra mal sucedida. Isso porque o preço de mouse com DPI elevado é um pouco caro, ainda mais se for sem fio.

O peso também é um fator importante na hora de deslizar o mouse. Assim como há vários modelos, também há uma diversidade grande de pesos. Os que se destacam nessa categoria são os mouses com pilhas e baterias.

Tudo isso pode influenciar na hora de jogar ou trabalhar, já que impacta diretamente na hora de movimentar o mouse, resultando ou não na melhor leitura da sensibilidade.

Conclusão

Em resumo, o DPI é a velocidade com que o ponteiro do mouse se desloca na tela. O aumento do DPI na configuração do mouse o torna mais sensível às ações, sendo mais indicado, neste caso, para uso profissional ou para jogadores de games.

Muitos fatores podem influenciar na leitura da sensibilidade do mouse, como superfície, a estrutura e peso do mouse, além do encaixe do dispositivo na mão do usuário.

Por isso, há superfícies próprias e indicadas para cada tipo de atividade, facilitando assim o manuseio do ponteiro. Essas variações podem ajudar ou atrapalhar na hora usar o mouse.

O importante é definir ao certo qual é será o uso do mouse de acordo com a sua atividade, pois um número muito alto ou baixo demais pode atrapalhar o seu dia a dia.

Então, fique esperto quando oferecerem um mouse com DPI muito alto. Se você não usa, não tem porque comprar.

Até a próxima!


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */