Você está aqui: Início » Tecnologia » Economizar bateria de celular: principais dicas
Tecnologia

Economizar bateria de celular: principais dicas

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Economizar bateria de celular é uma tarefa que quase todos buscamos realizar, cedo ou tarde. A maior dificuldade deste tipo de atividade é que, inevitavelmente, ela envolve em abrir mão de alguns confortos que normalmente adotamos com smartphones, como deixar todo tipo de conexão ativa, ou não fazermos uma “limpa” nos aplicativos que ficam rodando constantemente em segundo plano.

A boa notícia para quem pretende economizar bateria de celular é que existem vários ajustem simples que modificam significativamente o consumo de seu dispositivo, e aumentam a durabilidade de cada carga.

Confira alguns destes métodos e passe a economizar bateria de celular sem grandes esforços:

Reduza a quantidade de vibrações

Atualmente, o modo vibrar é a forma mais popular de alertar as pessoas a respeito de notificações, mensagens e chamadas. O problema é que as vibrações utilizam mais energia do que os alertas em áudio, pois produzir som exige algumas vibrações sutis no alto-falante do aparelho, enquanto fazer o celular vibrar exige um enorme esforço elétrico.

O mesmo pode ser dito a respeito do feedback tátil do aparelho, que costuma consumir bastante energia com seu uso constante. Tente reduzir a quantidade de apps e situações configuradas para vibrar o dispositivo, substituindo por notificações sonoras ou por nenhum tipo de notificação externa, quando possível.

Reduza o brilho da tela

A tela é a parte que, via de regra, mais consome bateria de qualquer smartphone. Somado a isso, a quantidade de energia que a tela consome está diretamente relacionada à quantidade de brilho configurada nessa tela: quanto maior o brilho, mais rapidamente a bateria é sugada do aparelho.

Tente manter os níveis de brilho sempre no mais baixo possível para que o uso do dispositivo continue confortável para você. Os resultados serão percebidos de maneira quase imediata.

Reduza o tempo para a tela apagar

Outra dica básica relacionada à tela do aparelho envolve a ideia de que se este é o ponto que mais consome a bateria, é óbvio que reduzir a quantidade de tempo que a tela está ativa faz com que muita energia seja poupada.

Se você é o tipo de pessoa que “esquece” de apagar a tela após o uso, considere implementar essa mudança em seus hábitos diários. Você percebe como essa é uma técnica eficiente de economizar bateria de celular sem gerar praticamente nenhuma interferência na maneira como você usa o aparelho.

Feche os aplicativos desnecessários

Hoje em dia, smartphones são bastante eficientes nas funções multitarefa, o que faz com que muitas pessoas deixem vários aplicativos abertos ao mesmo tempo. Isso é terrível para a bateria do smartphone, e não gera nenhum benefício para você: a bateria está sendo consumida por um app que você provavelmente nem utilizará nos próximos dias.

A solução é fechar manualmente estas atividades abertas em segundo plano ou, ainda, recorrer a aplicativos que façam o serviço automaticamente, como o Advanced Task Killer para Android, ou outros semelhantes.

Está utilizando o GPS?

Aplicativos que necessitam GPS normalmente ativam o dispositivo automaticamente. Isso significa que, enquanto você não está utilizando o serviço de satélite, não existe nenhum motivo para ele ficar ligado consumindo a sua bateria enquanto faz triangulações exigentes.

Isso é especialmente grave quando alguns aplicativos ficam rodando em segundo plano e exigindo constantemente informações do GPS. Por isso, fechar aplicativos desnecessários e deixar o GPS desligado é uma excelente maneira de poupar sua bateria.

Utilize a dica anterior para o Bluetooth, Wi-Fi e redes de dados móveis

Além do GPS, todas as outras redes que buscam por sinais consomem bateria. Deixar o Wi-Fi ligado quando você está na rua, por exemplo, faz com que o smartphone fique buscando por redes constantemente, tentando identificar conexões. O Bluetooth também consome muita bateria quando está ligado.

Por isso, desligue essas conexões quando não estiverem em uso, e você conseguirá economizar bateria de celular sem atrapalhar seu uso. Se você quer poupar ainda mais bateria, desligar a conexão de dados móveis, como 3G/4G também ajudará muito – mas você não receberá informações dos aplicativos que exigem a conexão, é claro.

Evite altas temperaturas

Quando um smartphone está aquecido, é comum que a bateria gaste mais rapidamente. Ainda pior, é o risco de desgastar e gerar danos nos componentes em função do calor, que reduz a vida útil do aparelho.

Smartphones são feitos para funcionar em temperaturas amenas, e a bateria tem seu consumo otimizado neste tipo de situação, pois exige menos esforço para dissipar tanto calor. Evite deixar seu smartphone exposto ao sol, ou em locais excessivamente quentes.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */