Você está aqui: Início » Tecnologia » Google Acadêmico: busque artigos científicos corretamente
Tecnologia Web

Google Acadêmico: busque artigos científicos corretamente

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

O Google Acadêmico permite a busca específica de publicações científicas. É possível encontrar monografias, teses, artigos, ensaios e livros de diversos sites acadêmicos em um só lugar e de forma gratuita. Algumas funções ajudam a melhorar os resultados de pesquisa e a organizar as buscas, como por exemplo, observar a relevância de um artigo, pesquisar um autor específico e até receber uma mãozinha do site na hora de acertar a ABNT na citação da referência bibliográfica.

A primeira dica é utilizar o site sempre logado na conta do Google (gmail), só assim será possível aproveitar 100% dos recursos oferecidos pelo Google Acadêmico.

Refine a pesquisa

Google Acadêmico

Após pesquisar um termo, observe que na lateral há diversas opções de filtrar a busca como a data de publicação, classificação por relevância (que leva em conta a quantidade de citações do trabalho ou periódico), o idioma dos artigos científicos e também a opção de visualizar ou não as patentes (conteúdo científico de utilização paga se feita por terceiros) ou as citações, que não vem acompanhada de link para o texto original, mais sim apenas o nome de um título citado em trabalhos relacionados à busca.

Nas buscas avançadas é possível refinar ainda mais a pesquisa, tendo uma chance ainda maior de encontrar o que precisa. Para ter acesso a essa busca, selecione a seta ao lado do campo de pesquisa.

Google Acadêmico

Será aberta uma janela com diversas opções adicionais de busca.

Pesquisa avançada Google Acadêmico

Cada uma as opções atendem a uma determinada necessidade:

  • com todas as palavras: serão buscadas publicações que possuem todas as palavras pesquisadas independente da ordem. Por exemplo, o termo “aplicativos móveis” pode estar separado, com “aplicativos” em uma frase e “móveis” em outra.
  • com a frase exata: serão buscadas publicações que possuem o termo exatamente na ordem buscada, em uma mesma frase ou parágrafo, por exemplo. O atalho para usar essa opção sem precisar abrir a pesquisa avançada é usar aspas no início e fim do termo.
  • com no mínimo uma das palavras: Quando apenas uma das palavras do termo que o pesquisador pretende procurar já é valido. O recurso pode selecionar publicações fora do contexto, mas pode ser útil em pesquisas do tipo “dossiê” para termos de significado objetivo.
  • sem as palavras: pesquisa-se o termo sem que o artigo leve outras palavras. Por exemplo, posso querer procurar sobre “aplicativos móveis”, mas que o artigo não fale sobre “Android”
  • onde minhas palavras ocorrem: neste caso são duas opções: que as palavras pesquisadas estejam em qualquer lugar da publicação ou no título. é útil para quem procura um trabalho específico, sendo o tema principal da publicação.
  • Exibir artigos de autoria de: vai pesquisar apenas as publicações de determinado autor sobre o termo escolhido. Um atalho para fazer esse tipo de busca sem precisar de abrir a janela de pesquisa avançada é digitar o termo a ser pesquisado seguido de “autor: nome do autor”, sem as aspas.
  • Exibir artigo publicados em: para pesquisas apenas em determinado periódico ou site. É importante para quem procura publicações de periódicos relevantes. Neste post, também daremos dicas de como observar a relevância.
  • Exibir artigos com data entre: determina uma data exata de publicação da pesquisa, por exemplo, de 2014 a 2016.

Recursos práticos do Google Acadêmico

Além das opções de refinar a pesquisa, o Google Acadêmico também possui diversas funções a partir de extensões e serviços que facilitam a elaboração de projetos e organização das buscas.

Google Alert: receba um email sobre novas publicações do seu tema

Alert

O alerta do Google é um recurso que avisa o usuário quando uma nova publicação está citando determinado termo. Por exemplo, quando se está estudando sobre a internet ou tecnologias, é comum que o pesquisador tenha preferência por publicações mais atuais. O link para o Google Alert também fica na primeira página do Google Acadêmico. O usuário digita os termos que deseja ser alertado e receberá um email quando houver novidades.

Alert 2

Biblioteca: salve suas pesquisas no Google

Biblioteca GoogleNote que na primeira página há a opção de “Minha biblioteca”. Ao ativar a sua biblioteca, será possível guardar os artigos de seu interesse em uma espécie de “pasta” para ler depois. Para incluir trabalhos na biblioteca, basca clicar na opção “salvar” (ou “gerar” em português de Portugal) que fica embaixo de todos os links das buscas feitas no Acadêmico.

Biblioteca Google2

 

Biblioteca Google 3

 

 

 

 

 

 

 

Botão do Google Acadêmico: prático e ajuda na ABNT

O botão é uma extensão ao navegador, que ao ser instalado ficará na barra superior da página. O recurso possui duas principais funções: A primeira delas é encontrar o texto completo daquele artigo que você só tem o título. Por exemplo, ao ler um artigo, você encontra o título de um trabalho interessante nas referências bibliográficas. Basta selecionar esse título e clicar no botão do Google Acadêmico, ele vai buscar o link do texto completo para que você possa acessar, sem que você precise abrir uma nova janela e uma nova busca no Google.

 botao1

A segunda principal função é a citação. As normas da ABNT rouba o tempo de muita gente. Ao selecionar um título e clicar no botão do acadêmico, ao lado do link do texto completo parecerá uma ícone de aspas, clique nesse link e terá algumas opções de citações prontas, se o texto já tiver sido citado em publicação no Brasil, é capaz que a norma ABNT, reconhecida por “NBR”, esteja lá também. Contudo, o botão não funciona em textos que estão no formato pdf. Clique aqui para instalar.

Botão do Google Acadêmico

Botão Google Acadêmico 3

Métricas: analise a relevância da publicação

É possível encontrar também na primeira página do Google Acadêmico o ícone Métricas, onde é possível ter acesso a um ranking com os 100 periódicos mais citados. Esta lista pode ser organizada por idioma ou periódico.

metricas1metricas2

 

Ao clicar em um periódico, o usuário visualiza quais são os artigos mais citados e em que ano foram publicados. Este recurso é importante para observar a relevância das publicações de forma mais aprofundada.

 

metricas3


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */