Você está aqui: Início » Tecnologia » O que é e como funciona a Memória RAM?
Tecnologia

O que é e como funciona a Memória RAM?

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Você vai escolher a configuração de um novo computador e percebe que há informações sobre memória RAM e memória no disco rígido, e isso gera confusão. Afinal, qual a diferença entre os dois, se ambos são memórias?

A verdade é que a memória do HD e a memória RAM são bastante distintas, e possuem funções diferentes que, por vezes, podem ser complementares. Cada uma delas, no entanto, é desenvolvida para um tipo específico de função.

Entenda o que é a memória RAM, como funciona e quais suas principais diferenças em relação à memória do disco rígido:

Os dois tipos de memória

Um ser humano possui dois tipos diferentes de memória: a memória a curto prazo, que são coisas disponíveis para acesso rápido e recém utilizado em nosso cérebro, e a memória a longo prazo, que concentra todas as experiências e conhecimentos de nosso passado, armazenados para a posteridade. Embora máquinas e pessoas sejam muito diferentes, os computadores possuem um mecanismo semelhante.

Assim como em nosso cérebro, o computador utiliza um certo tipo de memória para realizar suas funções a curto prazo – como lembrar qual era o texto que você copiou, para poder colar em outro momento, além de diversas outras funções.

O problema dessa memória é que ela está associada aos processos do computador, o que significa que estes dados são esquecidos quando a máquina é desligada.

Como é necessário que diversos arquivos e informações sejam guardadas, é necessária a presença de algum tipo de memória que perdure com o tempo, mesmo sem energia. É a chamada memória auxiliar, com muito mais espaço, e com possibilidade de ser um pouco menos ágil ao fornecer os dados – assim como nossa memória a longo prazo.

Memória RAM e ROM

A diferenciação entre estes tipos de memória se estabelece na diferenciação de dois sistemas presentes em todos os computadores. A memória volátil, utilizada para o processamento rápido de dados e que dura apenas durante a execução do processo é a chamada memória RAM (random access memory, ou memória de acesso aleatório).

A outra, utilizada para armazenamentos a longo prazo e consulta, é a chamada ROM (read only memory, ou memória apenas de leitura). A memória ROM é a utilizada no que popularmente chamamos de HD, ou disco rígido.

É na ROM, por exemplo, que ficam programados os arquivos e informações necessários para o funcionamento do computador, como sistema operacional, drivers, programas instalados, arquivos salvos e tudo aquilo que você sabe que estará disponível ao ligar o dispositivo. A memória RAM, por sua vez, é a memória que permite que você consiga realizar novas coisas e utilizar todos estes programas.

Como funciona a memória RAM?

A memória RAM, como seu próprio nome indica, possui um acesso aleatório aos dados guardados, no sentido de que qualquer informação contida nessa memória é tão rapidamente acessível quanto as outras. Isso quer dizer que não precisa haver uma forma sequencial para a leitura e escrita da memória RAM (o ordenamento ocorrerá com o processador, apenas).

Isso permite que a memória RAM reúne e guarda, de forma temporária, todos os dados que tendem a ser essenciais para o funcionamento otimizado dos processos abertos naquele momento. Em outras palavras, ela mantém “ao alcance mais rápido” todas as informações necessárias de maneira imediata, que não precisam estar gravadas no disco rígido para uso a longo prazo.

Voltando à analogia com a memória humana, ela funciona como a sua memória quando você precisa lembrar de um número de telefone para uma única ligação que ocorrerá em seguida. Você repete o número algumas vezes para lembrar imediatamente e digita-o no telefone e, rapidamente o esquece, pois não será necessário. A memória RAM faz isso, sem a necessidade de ficar repetindo os dados para si mesma, nem precisar digitar algo no telefone!


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */