Você está aqui: Início » Tecnologia » O que é Thunderbolt? Principais usos da tecnologia
Tecnologia

O que é Thunderbolt? Principais usos da tecnologia

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Entrada Thunderbolt

Embora não esteja nos principais produtos atuais, as conexões Thunderbolt  representam o provável próximo passo da tecnologia de conexão. Com a ascensão das resoluções em 4K, torna-se cada vez mais comum a exigência por conexões com alta capacidade de transmissão

Os primeiros cabos que efetivamente popularizaram-se – os cabos VGA – eram capazes de reproduzir uma resolução de 640 x 360 em 16 cores. Os HDMIs atuais já estão no limite de sua reprodução visual, que é de 4096 x 2160 pixels.

Ao mesmo tempo, dispositivos tornam-se cada vez mais interessados em soluções criativas de conectividade que possam poupar entradas e portas exclusivas para certos tipos de conexão. É exatamente neste cenário que a força do Thunderbolt torna-se urgente. Utilizando um novo tipo de conexão USB, ele pode levar a portabilidade e a conectividade a um novo nível, padronizando entradas.

Entenda o que é o Thunderbolt, como ele funciona, e quais são suas possíveis contribuições para a tecnologia:

O que é o Thunderbolt?

A tecnologia Thunderbolt foi desenvolvida pela Intel a partir de 2011. Quando a tecnologia USB 3.0 era capaz de realizar transferências a 5 Gigabits por segundo, o Thunderbolt já era capaz de fazer o dobro, com o adicional de poder transferir tipos de informações que vão além dos dados, como imagens em tempo real, por exemplo.

Além disso, sua velocidade e facilidade de comunicação permitia a interconexão fácil de diferentes dispositivos em equipamentos distintos, funcionando de maneira conjunta – tudo através de um único tipo de entrada.

Seu primeiro uso comercial de larga escala foi feito pela Apple no MacBook Pro, no formato de uma Mini Display Port. Seu alto custo de utilização em outros dispositivos, no entanto, fez com que não houvesse uma base instalada suficiente do produto para que as portas Thunderbolt virassem um padrão mais popular através de portas USB tipo C.

O que é USB tipo C?

Os USBs tipo C são um novo padrão de conexão, sendo a principal aposta para a substituição dos micro USB – como aqueles encontrados em dispositivos Android. Há quem aposte que o modelo possa substituir até mesmo a entrada padrão.

Um USB tipo C é pequeno e compacto, e não possui “lado correto” para instalar. Sua entrega de dados e energia é alta, o que permite que seja utilizado como uma entrada universal para diversos tipo de demanda – desde transferência de dados, até o carregamento da bateria de um notebook.

Em outras palavras, este tipo de conexão permite que dispositivos tenha apenas uma espécie de entrada para todas suas necessidades. Além disso, permitira o carregamento mais rápido de baterias, arquivos e transmissões.

Qual o uso do Thunderbolt para o futuro?

A combinação de Thunderbolt – mais especificamente, o Thunderbolt3 – e o USB tipo C é promissora por uma série de razões. Em primeiro lugar, a utilização de uma padrão, como o USB tipo C facilita sua acessibilidade no mercado, e implementação em novos dispositivos, uma vez que a entrada provavelmente passará a ser adotada em breve.

A adoção de um padrão compatível retro-alimenta a criação de dispositivos que utilizem a tecnologia Thunderbolt, uma vez que a base de possíveis usuários rapidamente torna-se maior.

A tendência de sua adoção ocorre por um motivo simples: o tipo C é a melhoria natural dos USBs atuais, e provavelmente serão o principal padrão utilizado em alguns anos – especialmente em dispositivos móveis. Com a disponibilidade de conexão, simplesmente não há motivos para não utilizar uma tecnologia de rápida transferência e versatilidade assustadora.

Em outras palavras, isso quer dizer que o Thunderbolt provavelmente chegue em breve, por aqui, permitindo evoluções no que diz respeito a tamanhos, velocidades e resoluções. Isso possivelmente abre um novo período nas possibilidades de evolução da tecnologia.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */