O que era de se esperar, aconteceu. Pesquisas realizadas por várias empresas de consultoria, como a Você S/A e a On Device Research, mostram que os recrutadores do mercado empresarial analisam o perfil dos candidatos às vagas de emprego nas redes sociais.
O resultado, no entanto, ainda não foi tão agradável. De acordo com o estudo, somente em 2013, pelo menos 1 em cada 10 candidatos, entre 16 e 34 anos, já perdeu oportunidades de emprego por conta do perfil na internet.
Os dados são preocupantes para aqueles que estão em busca de uma carreira, uma vez que 44% dos recrutadores brasileiros – como revelou outra pesquisa da Robert Half – consideram os aspectos negativos nas redes sociais dos candidatos um fator suficiente na desclassificação em um processo seletivo.
Por esta razão, nós listamos abaixo algumas dicas para você se comportar de forma adequada nas redes sociais e não perder aquela vaga que tanto esperava:
1 – Não fale mal do ex-chefe ou da empresa em que trabalhou
Esse é um requisito primordial para quem acessa às redes sociais e está à procura de um emprego. Falar mal do ex-chefe, ex-colega de trabalho ou da empresa em que trabalhou pode ser um tiro no pé do candidato à vaga, já que se trata de uma atitude antiética e pode significar para o recrutador uma forma de ingratidão para com a empresa que um dia o contratou.
2. Cuidado com fotos comprometedoras
Na hora de postar fotos, é preciso pensar que imagens muito provocantes ou sensuais e até debochadas demais podem prejudicá-lo em um processo seletivo de emprego. Opte por postar fotos mais saudáveis, como da família e de viagens, para não assustar os recrutadores.
3 – Seja discreto
Ao fazer comentários em um post de um amigo/seguidor ou dar sua opinião sobre determinado assunto polêmico nas redes sociais, seja discreto e tente preservar a sua imagem. É interessante usar o bom senso e falar cordialmente, sem palavrões ou insultos àqueles com opiniões contrárias às suas.
4. Ninguém precisa saber tudo da sua vida
O mundo não gira em torno de si. Não fique postando tudo sobre o que acontece no seu dia a dia. Essa atitude pode ser considerada desinteressante tanto para o recrutador quanto para os seus amigos ou seguidores. Opte por posts criativos e que permitam interação social.
5. Saiba Diferenciar os tipos de redes sociais
Em cada rede social – Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, etc. – há uma maneira de se comportar. Portanto, na hora de interagir, saiba diferenciar se está em uma rede voltada a profissionais ou a amigos. Se você está no Linkedin, por exemplo, fale apenas de assuntos profissionais. Deixe os temas voltados à sua vida pessoal para as outras redes sociais.