Assistir séries e vídeos online, ouvir músicas, bater um papo na internet e passar tempo com um “joguinho” no celular são atividades que foram transformadas em conhecimento em inglês por diversos sites e aplicativos de uso gratuito. Há opções tanto para quem quer aprender do zero quanto para quem já tem conhecimento e precisa aprimorar só a pronúncia ou a gramática, por exemplo. O Aperte F5 separou algumas dicas:
Inglês com séries
O canal do YouTube Inglês com Séries ensina detalhes como pronúncia, gramática e interpretação nas traduções a partir de trechos de seriados. É possível aprender assistindo House, Supernatural, Friends, The Big Bang Theory, Um maluco no pedaço e Todo Mundo Odeia o Chris, por exemplo. São usados trechos com diálogos com termos de uso frequente como “because” (por que) e “how many” (quanto). Uma dica boa é saber diferenciar os termos que são ditos em conversas informais ou formais, e também como a pronúncia pode variar. No inglês alguns sons podem ser cortados ou emendados entre uma palavra e outra. Os vídeos possuem em média 15 minutos. No final, é possível assistir o trecho sem legendas e entender tudo.
Aprenda inglês “jogando”
O Duolingo é semelhante a um jogo e pode ser acessado pelo computador ou celular. O usuário faz o cadastro gratuito, seleciona o idioma que deseja, o nível de conhecimento e começa a responder questionários dinâmicos para passar de nível. São cobrados conhecimentos em gramática e pronúncia, com uso de imagens e instruções em português. O aprendizado fica divertido e simples. O Duolingo está entre os aplicativos para aprender idiomas mais baixados e possui até uma extensão para certificar o nível de inglês no LinkedIn, rede para contatos profissionais. A plataforma possui ainda uma área de conversa, onde usuários tiram dúvidas e dão dicas. O aplicativo do Duolingo está disponível para Android e Iphone.
Cante em inglês
O Cantar Inglês é um site que ensina pronúncia através de músicas. Durante os vídeos cada frase é pronunciada separadamente, ao mesmo tempo em que uma legenda traduz a letra da canção. Aprenda cantando Adele, John Lennon, Amy Winehouse, Demi Lovato e Rihanna, por exemplo. A pronúncia é escrita de forma didática e literal, e os versos são cantados aos poucos. Além do site próprio, o Cantar Inglês também está no Youtube.
Converse com estudantes e professores nativos
O Italki é uma rede social que reúne pessoas que possuem o interesse de aprender o idioma ou de ensinar. A parte gratuita dá acesso a uma lista de perfis de diversos países. As pessoas podem trocar contatos e aprender batendo papo. A desvantagem é que, como todo site de bate papo, há pessoas com segundas intenções. Felizmente, não se trata de todos, sendo possível fazer bons contatos e conhecer gente com muita vontade de aprender. Já a parte paga, trata-se da lista de professores que vendem aulas. O preço varia de R$ 15 a R$60. A vantagem é maior para quem só precisa aprimorar alguns conhecimentos, e pode escolher o tema da aula a partir dos conhecimentos do professor. Outros sites possuem videoaulas gratuitas com professores nativos, continue lendo o post para conferir.
Entre em um grupo do WhatsApp para aprender inglês
É comum no Brasil a criação de grupos no Whatsapp de pessoas que querem conversar apenas em inglês, sendo elas nativas ou não. A vantagem dos grupos é que surgem dicas e compartilhamento de conhecimentos. É possível encontrar administradores de grupos assim em comunidades do Google+ e grupos no Facebook, eles possuem nomes bem categóricos como “grupo do whatsapp para inglês”, por exemplo.
Acesse gratuitamente videoaulas com professores nativos
O engVid é um site que reúne vários professores nativos, de diversas línguas, que publicam videoaulas gratuitas. Cada vídeo possui um questionário para testar os conhecimentos. É mais indicado para quem tem ao menos nível intermediário, já que os professores não falam português. São mais de 900 vídeos que ensinam vocabulário, gramática, pronúncia, e ainda preparativos para IELTS e TOEFL. Os usuários podem ter acesso ainda a diversos materiais didáticos de download livre, que ficam em uma página do site. É interessante para quem precisa tirar dúvidas específicas.