Airbnb vs hotel: o que é mais seguro e barato?

Airbnb vs. Hotel

Segurança e economia são duas palavrinhas comuns em um planejamento de viagem. Desde 2012, no Brasil, o turista que procura hospedagem tem uma opção alternativa a um hotel ou hostel: a plataforma Airbnb, onde pessoas que possuem quartos, casas ou apartamentos de temporada fazem seus bons negócios com os viajantes. O site tem feito sucesso no Brasil e no mundo, mas por ser um serviço relativamente novo, aqueles hóspedes “de primeira viagem” possuem lá suas dúvidas sobre o negócio. O Aperte F5 fez um levantamento dos principais aspectos a serem observados na escolha de onde se acomodar durante sua viagem.

Preço

Os preços da hospedagem de hotéis comparados aos apartamentos e casas do Airbnb são semelhantes. A diferença está nas opções de localidade e acomodação. Em épocas de alta temporada, as hospedagens mais bem localizadas do Airbnb podem ter preço menor em comparação aos hotéis, já que são muitas opções e há possibilidade de pechincha com o proprietário através do site.

Para quem gosta de compartilhar o quarto, no Airbnb há a possibilidade de alugar apenas um dos cômodos dentro das casas e apartamentos com preços bastante baixos como, por exemplo, menos que R$20 em alta temporada nas principais capitais do país.

Formas de pagamento

A grande maioria dos hotéis fazem pagamento por cartão de crédito ou débito. No Airbnb, além dos cartões, é possível também usar boleto. Se for necessária a conversão de moedas, o procedimento é feito pelo site antes da confirmação de pagamento. Cartões pouco práticos como o Elo, também é aceito pela plataforma. O valor deve ser pago de forma integral, apenas pelo site, tudo antes da viagem.

Direitos do consumidor

As regras de desistência e reembolso do Airbnb e um hotel também são semelhantes, com possibilidade de devolução a depender do motivo. Em hotéis alguns prazos podem variar entre os estados, devido as leis regionais.

No Airbnb, se o hóspede confirmar que o lugar não confere com o anúncio, tem o dinheiro de volta e possível remanejamento para outro local próximo. Por outro lado, antes da viagem, o anfitrião pode cancelar a sua reserva mesmo confirmada. De acordo com o site, isso pode acontecer nos seguintes casos: morte na família, desastres naturais, doença grave, danos à propriedade, instabilidade política no país, ou problemas de manutenção. Nesse caso, o site dá a possibilidade de reverter o valor já pago em outra hospedagem e devolução do dinheiro.

Avaliações

Assim como os sites de avaliação de hotéis (Trivago, Booking e TripAdvisor), o Airbnb também possui campo de avaliação e possibilidade de filtrar a busca pelos mais bem recomendados. Os hóspedes também são avaliados pelos anfitriões. Para sentir mais segurança, é possível conversar com o dono da casa ou apartamento pelo site, tirando dúvidas sobre o lugar.

Conforto e privacidade

É praticamente garantido o café da manhã gratuito em hotéis, assim como o serviço de limpeza. No Airbnb é possível encontrar alguns lugares com essas opções, mas não é a maioria. O hóspede que escolher uma das casas ou apartamentos geralmente prepara seu café. A limpeza geralmente é feita antes da chegada do hóspede, e cobrada uma taxa de serviço a ser feito após o fim da estadia.

A privacidade deve ser levada em conta no momento da escolha de onde ficar, já que se trata de detalhes geralmente descritos no anúncio. Alguns apartamentos são independentes, outros ficam no mesmo lote ou prédio do anfitrião ou são compartilhados.

O que considerar

Podemos afirmar que hotel, hostel ou Airbnb podem apresentar segurança semelhantes. Quanto ao preço, a pechincha e a variedade que existe no Airbnb pode fazer diferença em certos períodos. Tudo depende do destino, acomodação e expectativas. Seja qual for a opção, a dica é observar as avaliações e pesquisar com calma as possibilidades.


Publicado

em

por