As alternativas ao WhatsApp são ferramentas importantes de comunicação. Especialmente em tempos onde a justiça brasileira opta por bloquear o principal mensageiro instantâneo do país.
Não apenas em momentos de bloqueio, as alternativas ao WhatsApp podem ser soluções ainda mais eficientes, dependendo do tipo de comunicação que você costuma fazer, ou quais são os fatores que você prioriza em um mensageiro.
Se alternativas ao WhatsApp é o que você está buscando, confira esta lista com as principais opções do mercado:
Viber
Durante algum tempo, o Viber foi apresentado como a solução definitiva entre as alternativas ao WhatsApp. Antes da implementação das conversas online do WhatsApp, o Viber já oferecia a opção, fazendo-o sedutor para alguns usuários.
Por uma série de motivos, incluindo as novas tecnologias implementadas no WhatsApp, o viber ficou um pouco relegado a segundo plano. O processo de cadastro é simples e muito semelhante ao do WhatsApp. Basta acessar com o número de telefone e confirmar o cadastro.
Na prática, toda sua usabilidade é muito semelhante ao aplicativo mais utilizado do Brasil para mensagens. Isso o torna uma solução muito viável entre as alternativas ao WhatsApp;
Telegram
Atualmente, o Telegram é considerado a principal aplicativo entre as alternativas ao WhatsApp. Isso ocorre em função de sua tecnologia avançada e do fato de ser o comunicador instantâneo favorito em diversos países.
O Telegram funciona de forma muito parecida ao aplicativo já conhecido por aqui. O aplicativo já possuía um alto nível de criptografia, muito tempo antes da implementação do sistema no WhatsApp. Isso fazia com que muitas pessoas o considerassem o mais seguro entre os comunicadores.
Além disso, o Telegram apresenta um sistema de “disponibilidade” do usuário. Este sistema de privacidade permite que você só aparece online para quem você permitir que o aplicativo mostre. Além disso, seus sistemas de grupo podem reunir até mil usuários simultâneos.
Facebook Messenger
Uma das alternativas mais populares para momento de aperto, o Facebook Messenger já é um grande conhecido do público. O principal ponto positivo do app é ser diretamente conectado aos contatos do Facebook, fazendo com que a migração não exija adicionar números e contatos.
Além disso, o aplicativo possui uma quantidade enorme de recursos. Isso faz com que ele seja versátil e altamente integrável a outras plataformas. Há, ainda, a possibilidade de utilizar o Facetime para conferências em vídeo.
O fato de ser multiplataforma de maneira muito simples também conta a seu favor. Nesse caso, a simplicidade de não exigir downloads ou pareamentos complicados é um grande benefício.
O ponto mais fraco é que – em alguns aparelhos – ele pode ser um pouco pesado. Isso dificulta seu uso rápido, dependendo do caso.
Skype
O Skype sempre serviu como um comunicador auxiliar – especialmente para conferências de vídeo e voz. Com seu aplicativo de ótima qualidade, ele também está entre as principais alternativas ao WhatsApp. Especialmente para aqueles que buscam um bom serviço para conversas e vídeo, o Skype é a solução ideal.
Além disso, o Skype possui fácil integração com outras redes sociais, o que torna fácil encontrar novos contatos. Para quem prefere utilizar a versão paga, é possível ligar até mesmo para números de telefone comuns por tarifas muito inferiores às praticadas no mercado.