Você está aqui: Início » Tecnologia » Como formatar celular Android? Veja passo a passo fácil e simples
Tecnologia

Como formatar celular Android? Veja passo a passo fácil e simples

Compartilhe com seus amigos!
  • 7
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares

O sistema operacional, ou também conhecido como SO, Android é um dos mais importantes e estabilizados dentro do mercado de celulares, principalmente por ter Linux como núcleo e ser desenvolvido pela grandiosa Google. No entanto, os usuários que possuem celulares com SO Android têm uma dúvida muito comum, que é como fazer a formatação do aparelho, o que vamos ensinar passo a passo como fazer nesse artigo.

Seja por causa de vírus, lentidão no aparelho ou simplesmente porque vai se desfazer do celular e precisa eliminar tudo que possui lá, enfim… Estes estão entre os principais motivos pelos quais as pessoas procuram como formatar o celular Android e, provavelmente, um dos que fez você parar aqui.

A principal razão desse aumento pela busca por formatar celulares são as crescentes funcionalidades e o uso diário de um aparelho celular pelas pessoas, tornando-o mais exposto na rede, precisando de aplicativos que, por sua vez, possuem diversas atualizações e deixam uma série de arquivos na memória do celular. Nem mesmo um cartão de memória ajuda a diminuir esse acúmulo gigantesco na memória do aparelho, resultando nos problemas que citamos anteriormente.

Formatar um celular Android é bem fácil e será explicado detalhadamente em um passo a passo a seguir para não ter nenhuma dúvida ou problema. Porém, antes de iniciá-lo, é importante ressaltar que você irá perder tudo que está armazenado no seu celular (como fotos e vídeos), ao menos que faça um backup de alguns arquivos.

Portanto, se você não está totalmente certo (a) de que quer perder todos os arquivos e aplicativos do seu aparelho, é recomendado que não faça a formatação do celular. Tirar essa dúvida é importante para não ter nenhum tipo de arrependimento ou reclamação após o processo, ok?

Fazer um backup

Começando o passo a passo, é importante, caso queira manter os seus arquivos, contatos ou outros detalhes que estão dentro do celular salvo, fazer um backup.

O backup pode ser feito de diversas maneiras, utilizando as próprias propriedades disponibilizadas pelo sistema Android ou por algum aplicativo externo.

Para fazer o backup utilizando as configurações do seu próprio celular Android é bem simples. Por ser um sistema operacional do Google, é necessário ativar e colocar como padrão a sua conta do Google, ou do Gmail, nas configurações do celular.

Normalmente, para fazer isso, deve-se ir até a aba “Privacidade”, “Conta” e “Conta do Google” ou em “Fazer backup e redefinir”, não se esquecendo de clicar na aba “Conta do Google” e selecionar a opção de “sincronização e backup”, para salvar imagens, contatos, mensagens e outros arquivos.

Uma opção de backup também é salvar os dados importantes no seu computador, conectando por um cabo USB o aparelho no computador.

E a última opção é baixar um aplicativo de backup. Entre eles recomendados o Avast Mobile Backup, o App Backup & Restore e Helium, que tem interfaces fáceis de entendimento e fazem o backup com uma velocidade bem rápida, não entediando ou deixando o usuário esperando por muito tempo.

formatar-celular-android

Método 1: Discando um número

Muitos smartphones e sistemas operacionais possuem códigos ou números que são utilizados para acontecer certa ação no celular, facilitando e agilizando bastante a vida da pessoa que quer fazer determinada tarefa sem perder muito tempo. Um desses códigos serve para fazer a formatação do aparelho.

É bem simples! Basta abrir o discador de números para chamadas do telefone e digitar o código: *2767*3855#. Após fazer esse fácil e rápido processo, o celular irá discar o número e a formatação será automaticamente feita, sem mensagem ou confirmação nenhuma. Tome muito cuidado com esse método, pois ao digitar e discar esse número, não tem mais volta e a formatação já terá dado início. Então, só faça isso com muita certeza.

Método 2: Configurações do celular android

Outra maneira, mais segura do que a anterior, é utilizando a configuração que o próprio sistema operacional disponibiliza no seu smartphone para ocorrer a formatação do aparelho.

Esse é o método mais utilizado e conhecido, principalmente pela facilidade e por ser uma configuração do próprio celular.

Para encontrar a opção é bem fácil. Primeiro, você deve ir até o “Menu” do celular e encontrar o ícone “Configurações”. Após fazer isso, pesquise a opção “Restaurar padrão de fábrica” ou procure por algo como “Fazer backup e redefinir”, que pode estar no menu principal de “Configurações”, em “Privacidade” ou até mesmo em “Segurança”. Essa variação existe porque cada fabricante do aparelho celular tem uma preferência. Após isso, basta clicar em “Restaurar dados de fábrica”, aceitar algumas opções que irão aparecer, selecionar “Apagar Tudo” e iniciar a restauração.

A restauração pode demorar alguns minutos. Então, é importante que você aguarde sem cancelar, tirar a bateria ou fazer alguma outra coisa com o celular, até o processo ser totalmente completo.

Método 3: Pelo sistema de recuperação do celular

Esse último método é o mais complexo e demorado para ser feito. E a complexidade e demora não são causadas diretamente pelo backup em si, mas sim pela maneira de chegar até ele.

Antes de citar o passo a passo do método, recomendados tomar muito cuidado com o Sistema de Recuperação do Android que será acessado, pois qualquer deslize ou clique errado pode causar problemas ou ações erradas e desagradáveis no seu celular.

Para iniciar o processo, deve-se entrar no “Modo de Recuperação”. Desligue o celular e ligue novamente apertando os botões de ligar/desligar e o de volume para baixo simultaneamente. Após isso, selecione a opção “Factory” ou “Wipe Data”, dependendo do fabricante, depois “Wipe cache partition” e, por fim, selecionar a formatação do sistema na opção “Reboot system now”. A formatação ocorrerá de maneira rápida e eficiente. Seu celular será reiniciado e, quando iniciar novamente, terá ocorrido a formatação.

Agora, com essas três dicas, não tem desculpas para você não conseguir fazer a formatação do seu celular. Pode parecer um bicho de sete cabeças inicialmente, porém, é extremamente fácil, podendo ser feito até mesmo pela pessoa mais leiga em computação e sistemas de aparelhos celulares Android.


Compartilhe com seus amigos!
  • 7
  •  
  •  
  •  
    7
    Shares
/* ]]> */