Trabalhar de um escritório em casa é uma possibilidade relacionada ao conforto. Contudo, os profissionais que cumprem o expediente home office podem não se sentir tão confortáveis como poderiam se não estiverem preparados o bastante para a jornada. A decoração de um escritório em casa deve levar em conta diversos aspectos que estes trabalhadores só vão conhecer com o tempo.
Estar em casa não significa que a pessoa passa o dia totalmente isolada. Conforme pesquisa realizada pela SAP Consultoria com empresas que possuem funcionários em home office, 86% fazem reuniões por meio de videoconferências. No caso de profissionais autônomos há ainda os casos de clientes que visitam o escritório. Desta forma, um ambiente organizado e bem apresentável se mostra indispensável a estes profissionais.
A boa aparência conta muito, mas não é tudo. Afinal, o profissional precisa de uma estrutura que promova bem estar em uma carga horária que pode ser longa. Pesquisa realizada pela Regus com profissionais home office, identificou que 32% dos trabalhadores reclamam de má postura devido instalações inapropriadas. A pesquisa registrou ainda que 41% reclamam especificamente da mesa de trabalho. Sendo assim, os móveis devem permitir a postura correta.
Segundo estudo da Fiocruz, as costas devem estar bem apoiadas pelo encosto da cadeira, além disso, o ângulo entre os braços e os antebraços e entre as pernas e o tronco devem ser de 90º. Ao usar o computador, o monitor deve estar apenas um pouco abaixo dos olhos (15º a 20º), evitando uma tensão no pescoço.
O tamanho da residência não importa. Há boas ideias de espaços de trabalho em diversos cômodos e disposições. Com os móveis corretos e um ambiente que não vai deixar ninguém com fama de desorganizado, o home office será, de fato, confortável.