9 curiosidades sobre o Catar que você não sabia

O Catar foi palco da Copa do Mundo FIFA 2022, o que despertou a curiosidade de muitos pela sua cultura, costumes e crenças. Estamos falando de um país que está 6 (seis) horas na frente do Brasil e, por isso, talvez seja necessário acompanhar alguns jogos pela manhã bem cedo.

Por estar bem longe de nossa casa, no Brasil, é comum que muitos não saibam como é viver em um país como o Catar e, por isso, muitas curiosidades podem surgir.

Com isso em mente, separamos aqui algumas variadas curiosidades sobre o Catar que você ainda não saiba (provavelmente) e que poderá te deixar mais à vontade ao assistir aos jogos da Copa do Mundo FIFA 2022.

Confira todas as informações a seguir para que você possa compartilhar essas curiosidades com seus amigos e familiares nos dias que forem assistir aos jogos do Brasil. Vamos lá!

9 curiosidades sobre o Catar que você não sabia

Antes de falarmos sobre as curiosidades, é legal conferirmos algumas informações sobre o país como, por exemplo, onde ele está situado. Assim, você estará cada vez mais familiarizado com seus costumes.

Para começarmos, saiba que o Catar (também denominado Qatar, com “Q”) está localizado na Ásia Ocidental, na mesma região que os demais países que, juntos, formam o Oriente Médio.

Estamos falando de um país pequeno em território, tendo cerca de apenas 11 mil km². Ele faz fronteira com a Arábia Saudita e é banhado pelo Golfo Pérsico. Já ouviu este nome alguma vez? Ótimo, estamos descobrindo novas culturas juntos.

O Catar conta com uma região bastante ampla de deserto, assim como um amplo litoral. Por conta dessa sua localização, oferece uma alta variedade de belas praias e dunas que compõem uma paisagem inesquecível.

A cultura no Catar não se difere muito dos demais países que estão presentes na região Árabe. Possuem roupas típicas e costumes muito diferentes do que estamos acostumados no Brasil.

A capital do Catar é Doha, palco de grandes jogos da Copa do Mundo FIFA 2022, e fica em uma região litorânea do país – sendo uma boa opção de cidade para se conhecer e aproveitar as belas praias.

Estamos falando de um país bastante moderno, cheio de prédios e arranha-céus deslumbrantes e que chamam atenção no visual. E se você é uma pessoa que ama história e passeios turísticos diversos, o Catar é uma das boas opções para desbravar.

Agora que você já está mais familiarizado com o Catar, vamos conhecer algumas curiosidades sobre este país e sua cultura? Segue o fio!

É o país mais rico do mundo!

Como citamos acima, o Catar conta com muita modernidade e grandes arranha-céus, o que tem relação direta com a riqueza do país. Isso mesmo, o Catar é considerado o país mais rico do mundo, até mais que Dubai – que também é conhecido por suas extravagâncias e paisagens irreais.

Ele é considerado o país mais rico do mundo desde o ano de 2017, ou seja, são anos de muita prosperidade por lá. E essa riqueza é possível graças às reservas de gás natural que o Catar possui – sendo o maior exportador do mundo nesta commodity.

Além disso, o país ainda conta com uma variedade de jazidas de petróleo, o que possibilita ampliar o papel que representa perante a economia global e, também, suas fontes de renda.

Como as questões financeiras também interferem em outras áreas, o país possui uma excelente infraestrutura e é conhecido mundialmente pelos seus empreendimentos em diversas áreas – mantendo um alto padrão e um alto nível de modernidade.

Está localizado entre o mar e o deserto

A localização do Catar é algo bem curioso e possibilita belas paisagens ao país. Ele está situado entre o mar e o deserto. O mar é referente ao Golfo Pérsico que mencionamos anteriormente, e o deserto se refere ao denominado deserto de Khor Al Udeid.

Uma coisa é certa, ao visitar o Catar você estará regado de belas paisagens para apreciar.

Por conta dessa localização, o país possibilita que você tenha a possibilidade de aproveitar praias e piscinas naturais, assim como passeios turísticos para conhecer as dunas e um pouco mais da história do local.

Além disso, ainda existem as belas falésias e águas tão claras que te deixarão de queixo caído.

Visitar o deserto é um dos passeios que podem ser feitos no Catar, mas, claro, na presença de um guia turístico especializado para que seja garantida a segurança dos turistas.

Segurança é um de seus pontos fortes

Está pensando em ir ao Catar, mas teme pela sua segurança. Bom, em quesitos de segurança pública, o país está entre um dos mais seguros de todo o mundo!

Já é de se esperar que um país com uma excelente infraestrutura e por estar entre os mais ricos do mundo.

No Oriente Médio, ele é o país mais seguro – de acordo com os critérios presentes no Índice de Paz Global de 2021. Na posição mundial, o Catar está na 15º posição. Para você realizar uma comparação, saiba que o Brasil ocupa a 130º posição mundial. Uma grande diferença, certo?

Por conta disso, o país possui uma grande porcentagem de estrangeiros morando no país – e visitando também. A segurança é um ótimo requisito para brasileiros que mudam para o exterior, envolvendo taxas de criminalidade, envolvendo crimes violentos, por exemplo.

Origem do nome “Catar”

Uma excelente curiosidade do país é referente ao próprio nome, que é derivado da palavra “Qatara” – que é referente à uma antiga cidade chamada Zubarah (ou Al/Az Zubarah)

Essa cidade, hoje, é apenas uma grande ruína que está abandonada desde o ano 1900. E, atualmente, essa região faz parte do Patrimônio Mundial declarado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

A cidade de Zubarah, quando ainda existia, era um ponto comercial significativo e estava presente nos grandes mapas do mundo árabe. Nestes mapas, a região era chamada de Qatara e, por isso, o nome Qatar foi dado a essa cidade.

O país conta com uma população que é majoritariamente estrangeira

Algo que é muito comum e que acontece no Catar é que ele possui uma população que é formada, majoritariamente, por estrangeiros. Isso mesmo, há mais pessoas de fora do país morando por lá do que realmente pessoas locais.

E, claro, também há uma boa parte da população que é descendente de outras civilizações que estão localizadas na mesma região.

Já vimos que é um destino muito buscado para moradia pela sua segurança, sendo um dos principais motivos para esses números incomuns.

A língua oficial do Catar é o árabe

Assim como demais países localizados no Oriente Médio, o Catar tem como sua língua oficial o árabe. Esse pode ser um dos fatores dificultadores para os moradores estrangeiros, afinal, é uma língua incomum e mais difícil de aprender do que o inglês – por exemplo.

Além disso, a leitura e a escrita árabe são feitas da direita para a esquerda. Isso pode prejudicar os estudos, dificultando um pouco mais o aprendizado desta língua peculiar. Pelo menos, para os que estão familiarizados com o português.

Mas, por conta da alta variedade de estrangeiros, é comum ser utilizada a língua inglesa como uma opção de segunda língua para facilitar a comunicação. Afinal, também é um país que recebe muitos turistas (principalmente agora, com a Copa do Mundo FIFA 2022).

O Islã é a religião principal do país

A religião no Catar também é um pouco diferente do que estamos acostumados, sendo que a principal religião é o Islã. Cerca de 70% da população local tem como o Islã a sua religião.

Apesar de ser possível encontrar outras religiões, principalmente pela grande concentração de estrangeiros, o Islã ainda é predominante – e isso também influencia o sistema legal do país.

O Catar possui regras que se assemelha ao Direito Civil, só que muitas das normas do próprio Direito Islâmico.

Por conta da influência da religião no país, mesmo tendo outras religiões presentes, é preciso tomar muito cuidado com as leis que são muito específicas – seguindo a religião Islã. Por exemplo, não é permitido praticar demonstrações de afeto em locais públicos.

O país, como um todo, é bastante conservador. Por isso, antes de marcar sua viagem é importante conferir quais são as regras locais para evitar problemas de segurança. Uma infração, que para você seria algo comum e banal, pode acabar estragando toda a experiência de sua viagem.

No Catar, as casas mais tradicionais são amarelas

Essa é uma curiosidade bastante peculiar, mas que oferece um visual mais tradicional e alinhado. Ao construir uma casa no Catar, é necessário que a pintura seja feita nas cores amarela ou bege. Isso é algo comum na região e faz parte de um de seus traços culturais mais fortes.

As cores te lembram o que nesta região? Isso mesmo, o deserto! Além de seguir as cores que remetem ao deserto, também representa as tradições do Catar.

Mas, essa regra não diz respeito aos grandes prédios e arranha-céus, afinal, está mais relacionado aos subúrbios e regiões mais tradicionais. A capital, pelo visual mais moderno, é mais aberta a essa questão.

O Catar é administrado por um Emir

O Emir é o representante da classe dominante no Catar, sendo um dos membros dessa classe. Como o país é considerado um emirado, tal qual um emirado árabe, ele é comandado por este representante que é chamado de Emir.

Conclusão

O Catar possui uma cultura muito diferente do que nós, brasileiros, estamos acostumados – tanto em questões religiosas quanto nos quesitos culturais, língua, etc. Isso acaba tornando ainda mais interessante aprender e conhecer mais sobre o país e suas diferenças.

Apesar de ser um país pequeno, ele oferece uma vasta gama de curiosidade, como pudemos ver.

As belezas do Catar vão de belas praias, piscinas naturais e águas cristalinas até dunas, falésias e um vasto deserto para se explorar.

Ou seja, é um bom destino para os amantes de história, de belezas naturais e de culturas muito diferentes.

Agora, aproveitar a Copa do Mundo FIFA 2022, no Catar, será uma experiência completamente diferente com essas informações e curiosidades sobre o país sede desta edição de 2022.


Publicado

em

por

Tags: