Internet das Coisas: o que é e qual a sua importância?

Com o surgimento da internet e avanço constante da tecnologia, parece comum nos dias atuais ouvirmos falar em objetos se movendo sozinhos e máquinas que executam as mesmas tarefas que nós seres humanos. Porém, apesar de ser algo esperado, muitas pessoas não sabem o que é esse fenômeno e o que ele significa para a humanidade como um todo.

A mudança de cenário que chegou com a chamada Internet das Coisas, termo criado pelo pesquisador britânico Kevin Ashton, pode ser significativa para todos os segmentos da sociedade – em termos de conforto e acessibilidade – e servir até mesmo para conter a extinção dos seres humanos e do planeta.

O que é a Internet das Coisas?

A expressão em português vem de “Internet Of Things” e descreve, de um modo geral, a conexão entre os objetos do nosso dia a dia com o a internet. Ou seja, é a conectividade do mundo físico com o mundo digital. A sua principal característica é otimizar objetos por meio da conexão com a internet e, desta forma, facilitar a rotina das pessoas e organizações, que passam a economizar tempo e dinheiro.

Confira abaixo alguns produtos da Internet das Coisas:

– Maçaneta inteligente:

Abre e fecha sozinha a partir de conexão com a internet e outro dispositivo, como celular ou computador.

macaneta-inteligente
Foto: Reprodução/ Genius Smart Lock

– Óculos da Google (Google Glass):

Tira fotos, manda mensagens, mostra mapas, dentre outras coisas, a partir da web.

google-glass
Foto: Divulgação/Google

– Cortinas e luzes controladas pelo celular: permite que o usuário faça o controle das luzes e cortinas através de um aplicativo no smartphone.

cortinas-e-luzes-acionadas-com-tablet
Foto: Fórum da Construção/Reprodução

– Pote smart:

Ele um grande amigo das dietas, uma vez que só se abre quando você cumpre suas tarefas pré-determinadas. Assim, você não poderá comer nada antes do treino.

potes-smart
Foto: Divulgação/Kickstarter

Qual a sua importância?

É verdade que a Internet das Coisas é muito vantajosa e pode facilitar o dia a dia de muita gente. Porém, essa não é a sua única característica. A sua importância vai muito além disso. O fato é que ela pode trazer a salvação da humanidade e do planeta, mesmo que de forma indireta. Como assim?

A população mundial aumentou muito nos últimos anos e, com ela, o consumo. Comida, energia, água e eletricidade tiveram um aumento de uso considerável. Levando isso em conta, quem mais sofre com esse aumento? O planeta. E é aí que entra a Internet das Coisas!

É através dela que a população e as indústrias poderão controlar os índices de produtividade e consumo para não agredir tão fortemente o planeta. Isso porque, a partir do momento em que os objetos e máquinas passam a se comunicar entre si, trocando dados sobre uso, descarte e produtividade, não há mais necessidade de desperdício e, assim, o planeta viverá mais.

Com relação à produção de papel, por exemplo, a partir dessa tecnologia, o planeta não sofrerá mais com a derrubada de árvores para produzi-los, graças às impressoras 3D. Ainda, não haverá a produção em larga escala nas indústrias, devido ao uso das máquinas inteligentes, o que pode frear o aquecimento global e o desmatamento. Consequentemente, a vida humana estará livre da extinção e o planeta também.


Publicado

em

por

Tags: