Você está aqui: Início » Aplicativos e ferramentas » Snapchat: Entenda como funciona a rede social
Aplicativos e ferramentas

Snapchat: Entenda como funciona a rede social

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Você que gosta de estar sempre antenado nas redes sociais e nas novidades e tendências do mundo da internet, já deve ter ouvido falar da nova onda que atingiu os jovens nos últimos tempos – o Snapchat. Trata-se de uma rede social de mensagens instantâneas “autodestrutivas” na qual os usuários podem fazer vídeos e tirar fotos para compartilhar com os contatos, apenas por alguns segundos.

Snapchat

O termo “snap” (em inglês) significa “estalo” e tem a ver com algo momentâneo, que acontece rapidamente. Daí o motivo pelo qual a rede social ficou popular em pouco tempo, já que é muito utilizada principalmente por não deixar registrada no meio digital nenhuma mensagem enviada pelo usuário. Os vídeos e fotos são destruídos automaticamente pelo mensageiro após serem visualizados.

Como utilizar o Snapchat?

O Snapchat deve ser baixado na internet através do Google Play ou do Apple Store (ou seja, para celulares com sistema Android ou iPhones). Após baixar o aplicativo, você deve criar uma conta, fornecendo os seus dados pessoais – data de nascimento, nome de usuário e número do celular.

Feito isso, você vai adicionar à sua rede as pessoas a quem deseja enviar as mensagens. Neste caso, você poderá importar os contatos da sua lista telefônica ou buscá-los na opção “Adicionar Amigos”. O Snapchat vai mostrar quais dos seus contatos já utilizam o aplicativo.

Pronto! Você já pode enviar e também receber fotos ou vídeos dos seus amigos. Escolhendo fazer vídeos ou imagens para registrar o momento, você ainda tem a opção de editar as fotos com desenhos ou textos. É só usar a imaginação!

Os vídeos ficam na rede por, no máximo, 10 segundos. Quando você os envia a seus contatos, o conteúdo é destruído após a visualização. Caso você adicione os vídeos à opção “Minha História”, eles ficam disponíveis por 24 horas até o descarte pelo mensageiro.

Polêmicas

 Como você já deve ter percebido, a maior vantagem do Snapchat é a de que nada fica salvo na internet e, desta forma, evita que os usuários compartilhem algo que não queira em outros lugares. É interessante principalmente para aquelas pessoas que gostam de enviar “nudes”, que podem fazê-lo sem que haja invasão de sua privacidade.

Por outro lado, há quem questione se a rede social é totalmente segura nesse sentido, uma vez que qualquer pessoa pode tirar um “print” da tela do celular e vazar o conteúdo do usuário.

Apesar de o aplicativo enviar aviso ao remetente quando há detecção de print de algum conteúdo em sua conta, há quem diga que o recurso pode ser facilmente burlado. Isso gera uma polêmica entre os usuários.

De acordo com a política de privacidade da rede social, as imagens e vídeos postados são apagados automaticamente após o tempo estipulado pelo usuário. Porém, o conteúdo pode ficar salvo por prazo indeterminado em backups do banco de dados do Snapchat, isso para cumprir ordens judiciais que requisitam certos dados.

O problema é que em 2014, o banco de dados da rede social foi invadido e foram vazados 13 GB de usuários. Ainda, no mesmo ano, os números de telefone de cerca de 4,6 milhões de usuários foram divulgados na internet.

Vale lembrar que o ocorrido não significa nada de concreto sobre a falta de segurança do Snapchat, uma vez que o vazamento poderia ter acontecido com qualquer outra rede social. Além disso, desde então, não se ouviu mais falar em vazamentos de conteúdos do aplicativo. Portanto, quem tiver interesse em conhecer a rede social, pode ficar tranquilo.


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */