Você está aqui: Início » Tecnologia » SSD vale a pena? Confira as vantagens e desvantagens
Tecnologia

SSD vale a pena? Confira as vantagens e desvantagens

Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  

Se você tem um computador e quer deixar ele mais rápido, trocar de HD por SSD pode ser uma solução, mas será que vale a pena?

A resposta para a sua pergunta é depende. As duas tecnologias oferecem vantagens ao usuário, principalmente para jogadores. O SSD ganha destaque por melhorar o desempenho do computador ou notebook, mas, antes de falar se vale a pena ou não, vamos entender um pouco melhor as duas tecnologias.

Diferença entre SSD e HDD

Antes de afirmar que uma tecnologia é melhor que a outra, vamos entender a diferença e ver qual melhor se encaixa nas atividades desenvolvidas no seu dispositivo.

HD – Hard Disk Drive

hd

É a unidade de armazenamento mais importante do computador, pois é o que mantém todos os dados gravados mesmo que seja desligado e ligado inúmeras vezes. Ele é usado para armazenar programas, arquivos diversos e até o sistema operacional, popularmente presente em notebooks, computadores e outros dispositivos similares.

O disco rígido é feito de alumínio, vidro ou cerâmica, como um disco de vinil, onde são armazenados todos os dados, quando você precisa acessar algo ou algum sistema. Ele pode chegar a 7.200 rotações por minuto.

SSD – Solid-State Drive

ssd

Traduzindo para o português, significa unidade de estado sólido. Esse tipo de armazenamento não possui nenhum disco físico e é inteiramente formado por circuitos interligados, o que o torna mais silencioso e mais rápido para a execução dos aplicativos. Além disso, ele é sujeito a poucas situações de riscos.

O SSD é usado para gravar e armazenar dados células de memória flash, comum em celulares e tablets. Para manter os arquivos guardados, esse tipo de tecnologia usa muita memória RAM, como pendrives.

Vantagens e desvantagens

Agora que entendemos um pouco da diferença das duas unidades de armazenamento, vamos entender as vantagens e desvantagens de cada uma e decidir qual vale a pena.

O HD é a unidade que usamos atualmente e é muito popular em qualquer computador. Pode fazer um pouco de ruído, mas ainda é uma das melhores opções de armazenamento, pois sua capacidade de guardar dados é muito maior se comparada ao SSD.

Além disso, o tempo de vida útil da peça (não do computador) é maior que outras formas de armazenamento.

Como nem tudo é perfeito, o HD pode ser um pouco mais lento para a leitura de arquivos, já que roda apenas a 7.200 por minuto.  Isso pode aumentar o consumo de energia, ainda mais se estiver usando notebook.

Também está sujeito a danos físicos, uma vez que se trata de um disco. Um exemplo muito comum são as quedas, podem fazer com que a leitura seja mais lenta que o habitual, esquentar e ainda aumentar o consumo de energia.

Já por outro lado, o SSD é vantajoso principalmente para quem deseja velocidade na máquina, facilitando o acesso aos dados gravados e economizando bateria, o que garante maior tempo de energia em um notebook.

Devido à leitura rápida dos dados, que estão armazenados digitalmente, o seu computador iniciará e abrirá qualquer programa muito mais rápido. Se você é multitarefa, será um excelente aliado.

Há dois pontos que acreditamos que serão resolvidos em tecnologias futuras. A capacidade de armazenamento do SSD é bem menor se comparada ao HD e o tempo de vida útil da peça (não da máquina), apesar de prolongar a vida do computador, é menor.

Todos os dados são armazenados em células e, quando gravamos um arquivo ou programa, a célula recebe um impulso elétrico. Todas as vezes que isso acontece é perdida um pouco da habilidade de reter energia elétrica.

Quando a célula recebe inúmeros impulsos elétricos, o armazenamento deixa de responder, ou seja, você poderá perder ou não conseguir guardar muitos dados a longo prazo.

Então, SSD vale a pena?

vale-a-pena-ssd

A resposta se vale a pena o SSD depende muito da utilidade da sua máquina. Agora que sabemos que investir em SSD aumenta o desempenho do computador, podemos ter uma noção do quanto pode melhorar nosso dia a dia.

Mas, antes de sair trocando as peças da sua máquina, pesquise, pois o preço da SSD ainda é alto, apesar da presença no mercado há um certo tempo. Muitos fabricantes estão mesclando as duas tecnologias, HD com SSD, tornando computadores mais rápidos, com valor médio e acessível.

Programas pesados e jogos são os mais indicados para a migração de unidade de armazenamento. Entenda que se você precisa de armazenamento, a melhor indicação é HD.

Agora, se você usa para muitas coisas ao mesmo tempo, prioriza tempo e velocidade, a troca pelo SSD terá um aumento no tempo de execução muito maior.

Muitos usuários afirmam que trocar o HD pelo SSD é como trocar de computador. No entanto, o custo do SSD é muito maior que o HD. Então, se você pensa em trocar, prepare o bolso e faça uma pesquisa para achar os melhores preços.

Outra vantagem é a transferência de dados. Como todo o armazenamento é feito por impulsos elétricos em células de memórias – memória flash – os dados chegam de um ponto a outro com mais facilidade. Além disso, ele também faz com que o computador esquente menos, por não haver atrito (processo de leitura na superfície do HD).

Agora que você já sabe como funcionam as duas tecnologias de armazenamento, decidir qual vale a pena depende de você!


Compartilhe com seus amigos!
  •  
  •  
  •  
  •  
/* ]]> */